17 janeiro 2010

ORIXÁ BARÁ - TIPOS E CARACTERÍSTICAS


Orixa Bará Lodê: "Olode" é "Olo",o dono,"Ode",destino,ou seja,é senhor do destino.É o Orixá das chaves que abre e fecham os caminhos para todas as existências.É o conhecedor dos atalhos para que os objetivos possam ser atingidos.
É Lodê quem conhece os caminhos da saúde,felicidade,negócios,trabalhos,viagens ,enfim é quem decide sobre o destino e quem comanda os anseios dos seres humanos.Bará Lodê é o responsável pelo cuidado com os cruzeiros,seja elas das estradas,dos matos ou das ruas.
Para atingirmos os outros Orixás,precisamos antes,saudar Bará Lodê,para que esse possa nos conduzir a salvo por esses caminhos que ele conhece tão bem.Lodê é um Orixá das ruas,ele é o guardião da entrada de todos os Ilês.
Lodê é diferente de Bará Elegba,Lodê não é tão individualista .Ele aceita a dividir a sua casa, mas apenas com Ogum Avagã,unico que se aproxíma de seus fundamentos,mantendo com ele,uma espécie de relação mútua de trabalho.É comum ver sendo realizados varios trabalhos com esses dois Orixás.

Bará Lanã:é conhecido como principal responsável por abrir as estradas e atalhos.É o organizador dos caminhos .Torna-se imprescindivel agradar Bará Lanã,a dar bom proceguimento a qualquer trabalho de qualquer natureza.O agrado pode ser qualquer coisa, até mesmo uma vela comum acesa em um cruzeiro.
Bará Lanã é um Orixá de dentro de casa "no Peji",a responsabilidade desse bará é de zelar pela segurança interna do Ilê.

Bará Adague: é responsável pela limpeza dos Ilês,é considerado por muitos sacerdotes como o Senhor da exatidão mestre das precisões . Essa associação tem muito haver com seu carater de codificação das mensagens que os Orixás enviam aos babalorixás e Ialorixás ,através das consultas aos Búzios.O assentamento de Bará Adague é para complementar o Orunmalé dos Orixás .E sendo assim é um Bará que também faz parte do nosso cotidiano do dia a dia,pois ele realiza várias tarefas .

Bará Agelú:É um Orixá que responde principalmente em beira de praias ,é bastante comum ve-lo trabalhando em associação direta com outros Orixás ,principalmente Orixás de mel ,Ogum Adiolá,Oxum,Yemanja e Oxalá.
É considerado o regulador das multiplicações e do crecimento dos seres humanos e de todas as outras vidas sobre a terra.A responsabilidade é dele de zelar pelos templos, desde a porta do Peji ate o local onde fica os Ocutas por responder com frequencia na beira da praia mas em local seco,esse é o local de entrega das suas oferendas,embora na impossibilidade de se depositar a oferenda nesse local,a mesma pode ser depositada em uma praça ou no mato.

Nenhum comentário :

Postar um comentário