Jairzinho do Bará - jêje ijêxá - Religião Afrobrasileira


Uploaded with ImageShack.us

15 dezembro 2009

Jairzinho do Bará Visita Antonio Carlos de Xangô


No dia 13 de dezembro de 2009 um belo domingo de Sol sai eu Jairzinho do Bará acompanhado de meu filho Aelson de Sapatá e minha filha Eliane de Oxalá para visitarmos meu ilustre amigo
Babalorixá e Alabê Antonio Carlos de Xangô.
Amigo que eu tive o prazer de conhecer em 1966 e de lá para cá acumulamos em nossas vidas muitas histórias, conhecimentos e fundamentos religiosos.
Antonio Carlos de Xangô é uma pessoa especial, um homem carismático, cordial, alegre com um
sorriso que nos encanta e cativa, uma personalidade dentro da religião Afro Brasileira e um sim-
bolo de sabedoria para nós da Nação sempre a divulgar os verdadeiros fundamentos e conceitos da nossa religião.
Tive a satisfação de relembrar o passado, nossas histórias, nossos antepassados, trocando idéias
a respeito do Jejê Greffê e de outros rituais sagrados como ritual da matança doi boi que se for
feito de verdade e com os verdadeiros fundamentos como é o certo duraria em torno de uns
30 dias e pra inicio deve-se começar com a matança de um casal de animais, um boi e uma vaca
e posteriormente seguindo-se das formas corretas e no tempo certo a matança de quatro pés e
assim por diante, claro que com muitos outros detalhes e fundamentos.
Mas nossa conversa foi prazeroza muito rica com assuntos variados, fomos recebidos calorosa-
mente no Templo de Antonio Carlos de Xangô, como é ótimo falar dos verdadeiros fundamen -
tos e rituais, lembra-los é voltar no tempo revivendo nossas raízes e aqueles amados e queri -
dos antepassados que fizeram a nossa história fazendo com que hoje estejamos aqui a dar con -
tinuidade da fé e amor que temos para com a nossa amada religião de Nação afro.
Na despedida fomos presenteados com o último trabalho do irmão que é o DVD de axés anti -
gos tocados e cantados que eu vi e recomendo a todos, vejam é recordar e aprender vale a pena
é um ótimo trabalho como todos que o Antonio Carlos faz com muito capricho e fundamento.
Muito obrigado ao Babalorixá Antonio Carlos sua esposa famila e amigos que nos receberam
com muito amor e cordialidade foi emocionante, valeu Antonio Carlos.

Um comentário :

  1. Pai Jairzinho, boa noite. Gostaria de reiterar que procuro o gde Alabe Antonio Carlos de Xango, visto que irei pedir ao mesmo que me guia a fim de tornar-me tambem um Alabe. Meu e-mail é cristiano.correa@click21.com.br
    Peço que informe o telefone e/ou endereço do Pai Antonio Carlos de Xango, ao qual procuro ha bastante tempo. Obrigado.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.
Ele será publicado e respondido
após ser lido pelo administrador.
Para contato use nosso e-mail ou
nossas contas no Facebook, OK.